
Sumário
Um estudo realizado por pesquisadores na Holanda aponta que a ressonância magnética abreviada pode substituir o protocolo completo no rastreamento de câncer de mama, mantendo a mesma sensibilidade e especificidade. A análise foi feita com base nos dados do DENSE Trial, com um conjunto de 2.072 leituras avaliadas por sete radiologistas experientes.
Ao aplicar diferentes combinações de sequências de imagem, os profissionais atribuíram escores do sistema BI-RADS para cada exame, analisando a necessidade de reconvocação. O resultado surpreendeu: mesmo com menos sequências, os exames abreviados mantiveram o desempenho diagnóstico e não comprometeram a decisão clínica.
Redução de tempo pode ampliar o acesso
Os ganhos de eficiência são significativos:
-
Tempo de exame até 80% mais curto, inferior a cinco minutos
-
Tempo de leitura 50% menor
-
Sem perda de sensibilidade ou especificidade
Segundo o Dr. Veldhuis, responsável pela pesquisa, isso pode permitir que mais mulheres realizem o exame em menos tempo, tornando o processo menos desgastante e mais acessível. Ele destaca ainda que a redução do ruído e da duração do exame pode melhorar a experiência da paciente e viabilizar a inclusão da RM abreviada em programas de rastreamento populacional.
“Tempos mais curtos de leitura e exame podem permitir a implementação da RM em programas nacionais de triagem, tornando-a acessível a todas as mulheres com mamas extremamente densas”, afirmou o pesquisador.
Fonte: RSNA News – artigo original: Multireader Diagnostic Accuracy of Abbreviated Breast MRI for Screening Women with Extremely Dense Breasts
Por que um PACS em nuvem reduz a complexidade da sua TI?
Em um setor que sofre cada vez mais pressões por [...]
Ferramentas para laudos mais rápidos e precisos
A rotina do radiologista está cada vez mais exigente: o [...]
Melhore a colaboração da equipe médica com o PACS
Você já perdeu preciosos minutos ou até horas procurando exames [...]
Como aumentar a satisfação do paciente com acesso rápido a imagens médicas via PACS?
O acesso rápido a imagens médicas é um fator crítico [...]