No campo da radiologia e do diagnóstico médico, a eficiência e a precisão são fundamentais, pois impactam diretamente na eficácia dos tratamentos e na qualidade de vida dos pacientes. Nesse sentido, os sistemas de informação têm sido utilizados de forma cada vez mais estratégica na área da radiologia, pois facilitam o armazenamento, a visualização e a gestão de imagens e de laudos médicos.
Vale destacar, também, que justamente por terem características distintas, os sistemas de informação utilizados na radiologia (PACS, Viewer e Report System) se complementam. Ou seja, a integração desses sistemas torna-os indispensáveis para profissionais e serviços de saúde.
O que são PACS, Viewer e Report System?
PACS, Viewer e Report System são soluções digitais desenvolvidas especialmente para a área da radiologia diagnóstica. Assim, por serem tecnologias que se complementam, elas são cada vez mais utilizadas por clínicas, consultórios e hospitais que buscam oferecer um serviço mais personalizado e eficiente ao paciente.
Conheça as particularidades de cada um desses sistemas.
PACS (Picture Archiving and Communication System)
O PACS é um sistema que permite o armazenamento, recuperação, gerenciamento e distribuição de imagens médicas digitais, como radiografias, tomografias, ressonâncias magnéticas e outras. Trata-se, portanto, de uma solução que elimina a necessidade de filmes físicos, facilita o acesso rápido às imagens em alta definição e permite a integração desses dados com outros sistemas médicos.
Viewer
Já o Viewer ajuda na visualização de imagens médicas através de ferramentas avançadas, como zoom, rotação e ajustes de contraste, o que auxilia a equipe médica a analisar os mínimos detalhes, facilitando o processo diagnóstico.
Report System (Sistema de Laudos)
O Report System é um sistema indispensável na rotina das clínicas e hospitais que querem oferecer um atendimento ágil e de qualidade. Afinal, essa solução padroniza os laudos, facilita o compartilhamento entre unidades de saúde e permite a integração com o PACS e outros sistemas, garantindo que os laudos estejam associados às imagens correspondentes.
Diferenças principais
Com relação à função e escopo de cada um desses sistemas, pode-se ressaltar que enquanto o PACS é voltado ao gerenciamento e armazenamento de imagens médicas, o Viewer é focado na visualização e análise detalhada desses exames. Por outro lado, o Report System foi projetado para otimizar a criação e a gestão de laudos médicos, ou seja, é a solução que permite registrar de forma detalhada as informações obtidas com o PACS e com o Viewer.
Porém, essas particularidades tornam-se ainda mais vantajosas quando os sistemas são integrados entre si. Por exemplo, o radiologista ou médico da equipe de atendimento podem utilizar o PACS para acessar as imagens obtidas e o Viewer para visualizar detalhadamente esses exames.
Já o Report System pode ser integrado ao PACS e ao Viewer para que as conclusões obtidas a partir das imagens analisadas sejam corretamente documentadas e compartilhadas.
Importância da integração entre os sistemas
A integração entre os sistemas usados na área da saúde – em especial na radiologia – permite oferecer um atendimento de maior qualidade, além de aumentar a eficiência operacional e a segurança do paciente. Afinal, um sistema integrado garante acesso rápido e fácil a informações clínicas, reduz redundâncias e erros e facilita a coordenação do cuidado.
Isso resulta em diagnósticos mais precisos, tratamentos mais eficazes e uma melhor experiência geral para o paciente.
Portanto, para maximizar os benefícios desses sistemas é importante consultar especialistas em tecnologia de informação médica, como a Agile Suite, que oferece serviços completos para a implementação e integração dos diversos sistemas radiológicos disponíveis no mercado.
Entre em contato com a Agile Suite e receba atendimento e consultoria personalizados para melhorar a qualidade e a eficiência dos seus serviços de saúde.
DICOM Versão 4: a evolução da imagem médica para maior interoperabilidade e qualidade diagnóstica
Atualmente, o DICOM versão 4 é o principal padrão internacional para o armazenamento e compartilhamento de imagens médicas. Neste sentido, sua importância no setor da saúde é indiscutível, afinal, ele [...]
Radiologia veterinária e PACS: solução segura e organizada para clínicas de imagem
A radiologia veterinária tem revolucionado o atendimento médico animal, trazendo avanços significativos no diagnóstico e tratamento de doenças. Um exemplo disso é o uso do PACS (Picture Archiving and Communication [...]
Novembro Azul: a importância dos exames de imagem e diagnóstico na saúde masculina
O Novembro Azul é um movimento global para aumentar a conscientização sobre a saúde masculina. O foco é na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, que representa [...]
A imagem sem limites: o poder do PACS na radiologia moderna
Você provavelmente se lembra, ou já ouviu falar, das salas escuras de revelação, do cheiro de produtos químicos e da espera pelo resultado de uma radiografia. Para muitos administradores de [...]