Dentre as diversas inovações tecnológicas que melhoram o atendimento médico ao paciente destaca-se, na radiologia, o DICOM (Digital Imaging and Communications in Medicine), um padrão de imagem internacional e com diversas aplicações radiológicas que facilita o compartilhamento e a análise de exames como radiografia, tomografia, ressonância magnética e outros.
Assim, como os equipamentos utilizados para obter os exames de imagem estão cada vez mais sofisticados, é natural que haja uma maior demanda por ferramentas e softwares que facilitem o armazenamento, a troca e a análise das imagens obtidas.
O que é DICOM?
Devido a essa demanda crescente por softwares e ferramentas que acompanhassem a evolução dos equipamentos de imagem, em 1993 foi criado o DICOM (Digital Imaging and Communications in Medicine), um padrão internacional de armazenamento, compartilhamento e visualização de imagens médicas. Isso significa que com o sistema DICOM é possível acessar e analisar as imagens em diferentes dispositivos sem perder a qualidade e comprometer o processo diagnóstico.
Atualmente, quase todas as áreas da radiologia utilizam esse padrão, incluindo as imagens cardiológicas e a radioterapia, sendo que sua presença também tem crescido em outras áreas da saúde, como a oftalmologia e a odontologia.
Funcionalidades do DICOM
A principal funcionalidade do DICOM está relacionada com a padronização das imagens, o que permite que elas sejam armazenadas e visualizadas em qualquer computador, independente do fabricante do equipamento que as gerou. Além disso, o DICOM facilita a integração e a comunicação entre os sistemas de informação utilizados na prática médica como o PACS (Sistemas de Comunicação e Arquivamento de Imagens) e o RIS (Sistemas de Informação de Radiologia), para que haja um gerenciamento eficiente de imagens e dados clínicos.
Ou seja, são diversas as aplicações radiológicas do DICOM, que além de facilitar o cotidiano do radiologista e do médico responsável pelo atendimento ao paciente, oferece recursos de segurança para proteger a privacidade e a confidencialidade das informações e garantir o armazenamento na nuvem.
Benefícios e aplicações do DICOM na radiologia
O DICOM desempenha um papel de grande importância para o exercício da medicina, visto que o compartilhamento dos exames em tempo real e a alta qualidade das imagens permite um trabalho mais acurado e eficiente para os serviços de saúde além de diversos benefícios, que estão descritos a seguir.
Interoperabilidade
Serviços que utilizam o DICOM como padrão de imagem digital podem receber, compartilhar e visualizar as imagens dos exames em diferentes dispositivos e sistemas, independentemente do fabricante. Isso é benéfico tanto para a clínica radiológica que envia a imagem quanto para o serviço de saúde que a recebe.
Eficiência operacional
Como o DICOM permite que os exames de imagem de um paciente sejam integrados aos sistemas de informação médica e ao prontuário eletrônico, diminui-se a necessidade de fazer o mesmo exame repetidas vezes, além de reduzir o tempo de atendimento, o que proporciona maior produtividade e eficiência operacional ao serviço.
Qualidade de imagem
As imagens armazenadas em padrão DICOM podem ser transmitidas e armazenadas sem perder qualidade, evitando erros e atrasos diagnósticos, inclusive para os serviços que utilizam equipamentos com Inteligência Artificial e Machine Learning. Afinal, quanto mais definida a qualidade da imagem, mais fácil e assertivo é o diagnóstico.
Telemedicina
A telemedicina – e, consequentemente, a telerradiologia – tem modificado a relação entre médicos, serviços de saúde e pacientes, pois democratiza o acesso dos pacientes a profissionais e atendimento especializado de qualidade, que muitas vezes estão restritos aos grandes centros. Nesse sentido, utilizar o padrão DICOM torna essa prática ainda mais eficiente.
Portanto, de forma geral, o DICOM – assim como outras ferramentas digitais na radiologia – revolucionou a radiologia e contribui, cada dia mais, para um atendimento mais eficiente e de melhor qualidade, gerando benefícios tanto ao paciente quanto aos profissionais e aos serviços de saúde.
Eleve a eficiência do seu atendimento
Pronto para elevar a qualidade e eficiência do atendimento radiológico em sua prática médica? Adote o padrão DICOM com a Agile e experimente uma transformação no gerenciamento e análise de imagens médicas. Transforme o atendimento ao paciente com tecnologia de ponta!
DICOM Versão 4: a evolução da imagem médica para maior interoperabilidade e qualidade diagnóstica
Atualmente, o DICOM versão 4 é o principal padrão internacional para o armazenamento e compartilhamento de imagens médicas. Neste sentido, sua importância no setor da saúde é indiscutível, afinal, ele [...]
Radiologia veterinária e PACS: solução segura e organizada para clínicas de imagem
A radiologia veterinária tem revolucionado o atendimento médico animal, trazendo avanços significativos no diagnóstico e tratamento de doenças. Um exemplo disso é o uso do PACS (Picture Archiving and Communication [...]
Novembro Azul: a importância dos exames de imagem e diagnóstico na saúde masculina
O Novembro Azul é um movimento global para aumentar a conscientização sobre a saúde masculina. O foco é na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, que representa [...]
A imagem sem limites: o poder do PACS na radiologia moderna
Você provavelmente se lembra, ou já ouviu falar, das salas escuras de revelação, do cheiro de produtos químicos e da espera pelo resultado de uma radiografia. Para muitos administradores de [...]